terça-feira, 3 de abril de 2007

Cozinha Grega

"Falar em cozinha grega é lidar com um manancial inesgotável de influências, já que , hoje, a culinária grega reúne as influências de todos os períodos e povos com que teve contato ". André Rosa Bueno

Os gregos apreciam comer bem e , ao longo dos anos, desenvolveram uma culinária característica, considerada uma das mais saudáveis (baixo teor de gordura), saborosas e variadas do mundo. Essa tradição de cozinha saudável vem de longa data. Mas, a cozinha do país foi mudando à medida que a Grécia foi sofrendo influências, principalmente, da Itália e do Mediterrâneo Oriental.

A Grécia, graças ao seu clima, tem o privilégio de produzir ingredientes saborosos como as frutas, as hortaliças, a berinjela, o tomate, o pepino... e, principalmente, o trigo. Apesar de ser um ilha, a sua culinária não está associada aos peixes. Como não existem pastos para a criação de gado bovino, eles criam ovelhas, cabras e carneiros; sendo, portanto, os pratos mais tradicionais a base de carne de carneiro.

A culinária grega segue as mesmas qualidades de seu povo. É alegre, colorida e perfumada. A vida social de muitas famílias gregas inclui horas ao redor de uma mesa, comendo, bebendo e conversando, tanto no almoço quanto no jantar.

5 comentários:

♫♫ Sínglia ♫♫ disse...

A culinária não só foi algo importante no passado, como tem sido um assunto de extrema importância nos dias atuais. Além de ser essencial à vida humana, representa a cultura de um povo, a sua real característica. É interessante ver como a gastronomia vem evoluindo com o passar dos anos, ao mesmo tempo que não mudou quanto ao seu verdadeiro significado. Por ser um trabalho voltado para a pesquisa e para o crescimento intelectual, considero de grande valia. Além do mais, irá desenvolver o senso crítico dos alunos.

Talita Carneiro de Matos (irmã)

Jéssica de Oliveira SILveira disse...

A culiária é uma arte, e como tal, exige ser estudada com carinho e paciência. Também é necessário que a pessoa se identifique e a aprecie. É um assunto abrangente e diversificado. O mais interessante da culinária é quando o cozinheiro consegue adequá-la a uma alimentação balanceada e saldável.
A Sínglia sempre gostou de cozinhar. Ela desde de pequena foi muito organizada e já se mostrava interessada em aprender a cozinhar comigo. Eu também sempre gostei de culinária e acredito que ela herdou o dom da família.
Gostei muito desse tema que ela está desenvolvendo, pois relacionou uma máteria com um hobbie, despertando maior interesse pela História.

Sandra Matos (Mãe)

Mazzocato disse...

Nossa, só uns comentários gigantes!!!
Tah bem, confesso, num li tudo... na verdade, não li nem a metade, mas, enfim, do pouco que li achei interessante e fiquei com fome XD.
Quero ver em Singlia, c tem q faze dessas comidas e levar pra aula de história XDDDDDD

Silvana Schuler Pineda disse...

Nossa! Achei a idéia do Mazzocato ótima! Sem brincadeira agora: parabéns pelo maravilhoso trabalho.
Fiquei muito feliz com o resultado.
Teu blog está interessante, pertinente à proposta, belíssimo. Uma alegria ver um trabalho assim! Que bom poder ser tua professora! Um grande abraço e muuuuito chocolate amanhã...

Anônimo disse...

Tiro Ao Álvaro

De tanto levar "frechada" do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê?
"Táubua" de tiro ao Álvaro
Não tem mais onde furar

Teu olhar mata mais do que bala de carabina
Que veneno estriquinina
Que peixeira de baiano
Teu olhar mata mais que atropelamento de "automóver"
Mata mais que bala de "revórver"