~~> Segundo minhas fontes, a palavra gastronomia foi empregada nos primeiros anos do século XIX , em 1801, por Josefh Berchoux (um autor francês hoje esquecido); que, na época, significava, “a arte da boa mesa”. Esse acontecimento fez com que os franceses tomassem consciência da originalidade de seu patrimônio nesse campo, isto é, de que eram os únicos na Europa a darem partida nesse ramo, a buscarem a inovação.
De um modo geral, podemos dizer que tudo era propício para o surgimento da gastronomia na França: o país era uma das primeiras potências européias em população, riqueza e política; tinha terras produtivas; diversos tipos de clima - sem falar no reconhecimento da sua culinária por toda a Europa quando criou os primeiros 'grandes restaurantes'... A França tinha excelentes possibilidades agrícolas e conhecimentos culinários!! ... Mas, era um tanto quanto tradicional na sua "maneira de comer". O horário da refeição era tido como um ritual, era sagrado! Os franceses atribuíam uma grande importância à sua alimentação. ...
Caramba!! Olhando como era antigamente e vendo como é hoje, dá para perceber que muuuita coisa mudou!!! Nem todo mundo dá tanta importância assim às refeições.. E não é só nesse aspecto não! Podemos ver mudanças, também, nos pratos, nos tipos de alimentos consumidos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário