terça-feira, 27 de março de 2007

Um pouco de história...


Para falar a verdade, sempre fui fascinada por cozinha! Lembro que, quando criança (uns seis anos por aí), eu gostava de ver a minha mãe cozinhando... Era incrível como todos aqueles ingredientes, que ela colocava na vasilha e misturava, davam um prato delicioso no final! Era a hora do dia que eu, realmente, gostava... Na casa da minha avó era a mesma coisa - sendo que a vovó nunca me deixava ajudar, dizia que aquilo não era coisa para criança se meter. Mesmo assim, eu pegava um pouco de cada coisa e ia fazer a minha própria ‘comidinha’, mas, é claro, nunca ficava igual a da minha mãe ou a da vovó! E aquilo me intrigava! Mas, não tinha maior diversão pra mim. Desde quebrar os ovos e bater as claras, que lembravam nuvens, até mesmo ver a massa de pão crescer com a farinha de trigo e o fermento... Sinceramente, tudo isso de criar, de saber como se faz me encanta! ...

Eu fui acostumada com os sabores nordestinos e, quando me mudei para o Sul, senti uma grande diferença - apesar de ter gostado de conhecer novos costumes... Mas, pensando bem, isso é que é legal! O Brasil, por exemplo, a partir dessa fusão de culturas, formou uma identidade própria, com características únicas. ... Eu fico imaginando como devia ser antigamente, por volta do século XIX, onde todos sofriam influências culturais das ‘elites’, também por causa das várias guerras que ocorriam nessa época. A gastronomia devia ser algo, totalmente, desprezada... Mas, chega de ficar imaginando e vamos ver o que as pesquisas mostram!!!

2 comentários:

Silvana Schuler Pineda disse...

Claro que ajudou!!! Origada!!! Vamos ver se aparecem mais definições. Beijo, querida e até amanhã!

Anônimo disse...

como eu sou um menino muito legal eu vou comentar aki neh!
;P
hieuheiuhieue
ta mtu bom o teu blog!
soh tem um problema:
falar d comida da mta fome..
heiuheuiheiue

bjaum singlia! ;*