"Falar em cozinha grega é lidar com um manancial inesgotável de influências, já que , hoje, a culinária grega reúne as influências de todos os períodos e povos com que teve contato ". André Rosa Bueno
Os gregos apreciam comer bem e , ao longo dos anos, desenvolveram uma culinária característica, considerada uma das mais saudáveis (baixo teor de gordura), saborosas e variadas do mundo. Essa tradição de cozinha saudável vem de longa data. Mas, a cozinha do país foi mudando à medida que a Grécia foi sofrendo influências, principalmente, da Itália e do Mediterrâneo Oriental.
A Grécia, graças ao seu clima, tem o privilégio de produzir ingredientes saborosos como as frutas, as hortaliças, a berinjela, o tomate, o pepino... e, principalmente, o trigo. Apesar de ser um ilha, a sua culinária não está associada aos peixes. Como não existem pastos para a criação de gado bovino, eles criam ovelhas, cabras e carneiros; sendo, portanto, os pratos mais tradicionais a base de carne de carneiro.
A culinária grega segue as mesmas qualidades de seu povo. É alegre, colorida e perfumada. A vida social de muitas famílias gregas inclui horas ao redor de uma mesa, comendo, bebendo e conversando, tanto no almoço quanto no jantar.